Hoje a AMD explicou porque o Mantle será exclusivo para PC.
Desde que a AMD anunciou o Mantle, a nova API é um novo nível de programação que permitirá aos desenvolvedores acesso direto ao poder da GPU, permitindo assim programar os juegos de maneira mais eficiente e poderosa, todos, incluindo nós, pensamos que estaria presente no Xbox One pelo menos, até que a Microsoft havia revelado que seu console next-gen só vai suportar DirectX 11.x como API. Muitas pessoas estavam confusas com este anúncio, assim, hoje a AMD explicou algumas coisas.
Antes de tudo , vamos ver o que exatamente foi dito pela Microsoft sobre a API do Xbox One:" a API gráfica do Xbox One é Direct3D 11.x e o hardware do console é otimizado para Direct3D 11,2. Outras APIs gráficas como OpenGL e AMD Mantle não estarao disponíveis no Xbox One" . Até aí tudo bem , porque pelo menos a Microsoft tem sido muito clara e nítida a esse respeito.
Estas declarações da Microsoft tem gerado bastante controvérsia, de modo que a AMD teve que vir hoje com as seguintes afirmações: "O Mantle criado em um PC é um ambiente de desenvolvimento " similar" ao de um console, já que oferece uma API de baixo nível, uma programação precisa de um desenvolvimento mais fácil( comparam ele com o atual desenvolvimento de jogos para PC). Criando um ambiente de desenvolvimento semelhante ao dos consoles, o Mantle melhora o tempo de desenvolvimento, reduz os custos e permite uma renderização mais eficiente, além de melhorar o desempenho para o usuário. A conexão com os consoles está lá porque os consoles next-gen utilizam tecnologia da Radeon".